15.3.12

''Contra factos não há argumentos.'' - Hadja Models vs Step Models

'' Se eu abrir a minha boca o país amanhã vai acordar diferente.'' 
Quim Ribeiro
15 anos atrás, deu-se o aparecimento da hoje conceituada agência de modelos Step Models, com a união de dois grandes nomes da moda em Angola Karina Barbosa e Kayaya Júnior.


''A Step surgiu num momento de mudança na minha vida, e na própria indústria de entretenimento em Angola. Na altura trabalhava na Óscar Gil Produções e não tinha a ambição de abrir uma agência, pois sempre estive mais ligado à produção de eventos do que ao agenciamento de modelos, pois é algo que deve ser feito com muito cuidado e profissionalismo. A ideia da Step foi da Karina Barbosa, e quando ela contactou-me confesso que fiquei com algum receio pelos motivos que já disse e não só, mas tem corrido tudo muito bem até agora, passados já oito anos.''

 ''(...)O sucesso da STEP deve-se à dedicação de todos nós e ao fantástico espírito de equipa que existe dentro da agência. ''


Por outro lado, temos Hadjalmar El Vaim, CEO da Hadja Models, com um ano de existência.


''Abri a minha agência sozinho. Foi muito difícil ao início porque quase ninguém acreditou em mim ou no meu sonho de que tudo isto pudera dar certo. Nem mesmo a minha família me apoiou a apostar nisso a 100%, o que me levou a ter vários problemas familiares, financeiros, etc. Registrei a empresa com o único dinheiro que tinha na minha poupança. Gastei muito a tratar de toda a documentação e aqui no nosso país quando se trata de tratar documentos todos sabemos as voltas que isso engloba e em cada sítio que nos dirigimos toda a gente quer ganhar as nossas custas. Logo, acaba por elevar ainda mais os custos que, por si só, já eram levados. E eu queria tudo para ontem…''

Muito já se falou destas duas grandes agências e muito tem se falado e num mercado tão pequeno como é o da moda angolana, a luta para se estabelecer e  manter um condado estável tem sido acirrada uma vez que os trabalhos são poucos em comparação com outros países de África em que muito se faz a nível da moda e que diariamente ''N'' trabalhos têm surgido.

''Para muita gente, Karina Barbosa e Kayaya Júnior eram os donos da moda e dos manequins em Angola, mas a coisa está a mudar.''

Em declarações a revista Vidas que acompanha semanalmente o Jornal O País, Hadjalmar afirmou,

''Em Angola não temos concorrência.''

afirmação esta que incomodou um vasto leque de profissionais na área de agenciamento de modelos, tanto de agências novatas como de agências estabelecidas.

Hoje, Jorge Antunes postou no seu mural do Facebook,


Angola não esperou e reagiu logo de seguida. O Portal Platina Online, foi o primeiro meio de comunicação que reagiu de imediato a postagem de Jorge e postou no seu mural do Facebook a citação de Jorge.

Muitos têm sido os comentários a volta do tema levantado por Jorge e desde que começou o dia, embora atrasada, Karina Barbosa reagiu a afirmação de Hadjalmar feita a 6 de Março de 2012 na entrevista cedida a revista Vidas, postando no seu mural do Facebook todos os pontos que fazem da Step A MELHOR agência de modelos de Angola.





Estes são uns dos vários posts que Karina Barbosa postou no seu mural ao longo do dia, sem contar com alguns ''a carapuça me serviu'' que postou para quem realmente  carapuça servisse.

De Hadjalmar ainda não se teve notícias (também duvido que o faça!) mas a verdade é uma, ele sabia o que estava a dizer no momento da entrevista (ele é um dos visionários no ramo da moda em Angola). Com poucos ou muitos anos no mercado, a verdade é que Hadja tem conquistado o mercado sim e com várias modelos em acção no mercado da moda internacional de uma só vez. Eu confesso que choquei quando li a sua afirmação estampada em negrito e com letras grandes na revista pois foi necessário muita coragem e ''tom...'' para se dizer aquilo, tendo em conta a repercussão que tal afirmação poderia ter e soou-me um ''Q'' de arrogância na sua afirmação.

Karina pecou, ao colocar na mesa os inúmeros eventos musicais que tem produzido pois ao contrario da Hadja Models, a Step além de agenciar modelos, também produz shows musicais e gere carreiras de artistas e figuras publicas, o que coloca o Hadja em desvantagem mas trata-se de agenciamento de modelos e não o bolo no seu todo (foi assim que entendi a afirmação de Hadja). 

A Step conta actualmente com Sharam, Maria e Adélia como as bonequinhas de luxo da agência, já a Hadja, conta com Hassie, Ludvânia, Cael, Lisandra, Michaela como apostas.

Eu não estou aqui a defender lados ou faces e sim a dar unicamente o meu parecer a toda essa confusão gerada. As modelos da Step têm particidado em eventos cuja participação nunca se imaginou até ''ontem'', a Hadja é nova no mercado sim, tem somente um anito de existência comparado aos quinze da Step não é nada mas sejamos francos, para um ano, a Hadja está a anos luz de agências que existem a séculos e estão ''fuscas no mercado'', na verdade nunca saíram da estaca ''zero'' (vocês conhecem N agências nessa situação).

Qual delas é a melhor, só o tempo nos dirá e não dá para pesar X e Y na balança pois não estaríamos a ser justos. Chega o dia em que o rei um dia perde a magestade sim! Então nada melhor do que aguardarmos o desfecho dessa historia - quem sobreviver mais tempo leva o troféu; são 15 anos de Step...1 ano de Hadja... até a árvore mais velha um dia tomba e a segunda pode superar a primeira em anos de existência e sobrevivência... Ninguém lidera o mercado para a eternidade, é a lei da vida. Não me canso de dizer que hoje somos IN e do nada, amanhã, estaremos OUT. Pensem nisso!









Um comentário:

  1. Bem para já é mesmo certo de que contra factos não há argumentos. Com relação a estes argumentos todos desta peça tua, ainda não vi como se duvidam do facto que é a existência da Step.
    Claro que, em um ano de existência, é atrevimento dizer que não tem concorrência em Angola. Em termos de imagem e de marketing também não é bom para o negócio alguém dizer isso assim de boca cheia sem que depois não tenha nem argumentos e muito menos portfólio para apresentar. Faz-me lembrar uma que é "a maior de Angola e a 5ª de África"...
    Infelizmente estamos mais voltados para o imediatismo achado que umas palmadinhas nas costas bastam para serms os melhores. Puro engano.
    Pessoalmente considero neste momento a STEP em melhor posição que muitas outras agências. E isso não pode ser avaliado apenas por uma ou outra passagem seja em Luanda ou na Àfrica do Sul. Isso mede-se pela carteira de clientes, pelo portfólio, pelos eventos já realizados, etc.
    O que se diz melhor que todos e por isso sem concorrência falou em agências. Daí concordo com a Karina em apresentar tudo. Isso é Agência. Se ele tivesse referido apenas na questão de modelos, aí sim, a Karina mostrava, se mostrasse, apenas sobre modelos, o q mesmo assim, ainda acho a Step melhor.
    O q é certo é que não acrdito que uma boca dessas retraia a dinámica da Step porque quer a Karina e quer o Kayaya estão à vontade nessa praia porque na escola onde andou o Hadjalmar eles foram professores.
    E ao Hadjalmar peço que Haja lá mais humildade que como canja de galinha, nunca fizeram mal a ninguém.

    ResponderExcluir