3.3.12

Máquina do tempo - Revista Talentos 2004

Vamos recuar cerca de 8 anos e relembrar uma das edições da revista Talentos que lançou pela primeira vez um suplemento ligado inteiramente a moda, sob o comando da agência de modelos Step Models.


Capa do suplemento de moda 2004 da revista Talentos


Contra- capa do suplemento


A muito que queria falar-vos deste suplemento, que retratou aquilo que foram os desfiles dos estilistas angolanos que participaram do Moda Luanda 2004 (as imagens mostrarei em uma próxima viagem).

O tema escolhido para o primeiro e único suplemento de moda lançado pela revista Talentos foi INOVAR.
Karina Barbosa mentora do projecto deixou as seguintes palavras aos leitores:

''O Universo da moda e beleza é ainda novo, embora já não novato, a que se trabalhar no intuito de se estreitar conceitos, aprimorar áreas de actividade, para em última instância, se poder ver o mercado crescer e profissionalizar.
Arriscar, experimentar, inovar. Deixar de olhar para os nossos vizinhos sul-africanos, que usufruem das grandes revistas de moda, de lojas e representantes das grandes grifes internacionais, com a nostalgia de que esta é, e será sempre uma regalia para os outros países, e uma utopia para Angola. Há que reagir, arregaçar as mangas, e remar contra as dificuldades, que todos nós sobejamente conhecemos, para ir salpicando de luz, aqui e ali, este apetecível e impressindível universo, até que o Sol brilhe pleno, também para nós. Este suplemento é isto mesmo, uma inovação. Apenas um passo nessa direcção, mais um, pequeno e importante, tal como todos os outros que se vão dando, a caminho do fomento e fortalecimento da industria da moda angolana. Um passeio pelas peças, os acessórios, os cortes, e as cores,made in Angola, que vamos mesmo querer usar na próxima estação, vistos no maior palco de moda nacional, o Moda Luanda. Aventurámo-nos ainda na produção dos primeiros editoriais de moda da historia angolana. Nas areias da Ilha do Mussulo, a elegância do afro glam de Elizabeth Santos, lado a lado com a beleza natural. No hotel Continental, Paulo Silva vestiu com classe e distinção uma up town girl, urbana e sofisticada, que sabe e escolhe o que quer. Tal como ela, também nós escolhemos ''vestir a camisola'' da moda nacional porque afinal... o que é nacional é bom!''


K.B. em acção


Este editorial, que na altura achei uma ideia genial e uma maravilha, ficará na historia da moda angolana como já foi referido pela Karina Barbosa e deu um pontapé de saída para revistas como a Chocolate no que toca a editoriais de moda com roupas e acessórias de profissionais angolanos.


Imagens do editorial de moda com roupas de Elisabeth Santos


O glamour de Elisabeth Santos


Paulo Silva no seu melhor


A modelo angolana Véronica Barros a interpretar uma up town girl


Esta edição contou com uma equipa pequena (Karina Barbosa, Kayaya Júnior, duas modelos - uma das quais Elisabeth Moura), fotógrafos... mas a força foi tão grande que me levou a relembrar e ressuscitar a revista.


A pequena equipa que participou deste magnífico projecto


Foi uma pena o projecto ter morrido em 2004 e as pessoas terem esquecido. A crítica que faço em torno do assunto, embora o suplemento ter sido experimental, é de se notabilizar somente colecções de estilistas que participaram do Moda Luanda realizado naquele mesmo ano excluindo tantos outros profissionais que na época possuíam um trabalho maravilhoso (mas também não havia como se falar de todos).

Espero que tenham gostado desta pequena e primeira viagem pelo tempo. Até a próxima viagem com a Máquina do tempo do blog Aspiração do Sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário