Os primeiros burburinhos que se fizeram a volta do concurso este ano, foi o facto de nos outdoors espalhados pelo país constarem a imagem de três modelos estrangeiras pertencentes a Elite, quando podiam ter colocado as nossa duas primeiras vencedoras, Roberta Narciso e Elsa Baldaia, como um meio de incentivo para as interessadas no concurso deste ano, para que sempre que olhassem para a imagem das duas belas raparigas dissessem para si mesma - TAMBÉM QUERO SER COMO A ELSA OU A ROBERTA!
Nesta imagem podemos ver um jovem a segurar um flayer do concurso e nele podemos ver a miniatura dos outdoors do qual vos falei acima
As duas primeiras vencedoras do Elite Model Look Angola: Elsa Baldaia e Roberta Narciso
Muitos burburinhos depois, realizaram-se os castings, nos quais muitas províncias infelizmente não foram representadas na final e Luanda superou as expectativas, apresentando um grande número de belas candidatas.
As candidatas do EML Angola 2012 com a formadora Ana Marta
O evento decorreu com uma lista de espectadores muito bem seleccionada, ligados aos mais variados sectores da nossa sociedade.
Os espectadores ansiosos pelo anúncio da grande finalista
As candidatas interagindo com o músico angolano Dji Tafinha
Desconheço completamente os critérios para a escolha das colecções e dos estilistas que participam nas finais do Elite Model Look Angola e na minha opinião, tanto a organização como a apresentadora, deveriam ter mais atenção, a primeira parte na selecção dos participantes e a segunda nas palavras que dirá ao longo da apresentação (ao longo da matéria perceberão o que vos quero dizer).
Roupa do estilista libanês Georges Hobeika apresentada no Elite 2012
Durante a apresentação da gala, a apresentadora Micaela Reis, referiu que o estilista Georges trouxe uma colecção dedicada a mulher angolana e inspirada nos oceanos que banham a nossa costa.
Como é que a colecção é dedicada a mulher angolana e inspirada nos oceanos que banham a nossa costa se as roupas apresentadas pertencem a colecção Outono/Inverno 2011 do estilista e no site Red Carpet a escritora diz o seguinte sobre a colecção:
''Yesterday I attended the Georges Hobeika Fall 2011 collection.With a steadily growing celebrity fan base, I was very excited to view what we should expect to see on the red carpet in the coming months.The designer was inspired by the timeless feminine grace of Greek goddess Antheia.She was the goddess of flowers and flowery wreaths worn at festivals and parties. This translated onto the runway via beautiful blossoms and the free flowing silhouettes.Mushroom pleats and romantic lace accented layers of fine organza, crepe and georgette on a refreshing colour palette of moon grey, lilac and shades of bubblegum pinks.Subtle embellishments dazzled on the runway, ruched backs accented the derrière, whilst satin ribbons provided the perfect finishing touch to many looks.''
Sendo assim, o estilista inspirou-se na graça intemporal da feminilidade da deusa grega Antheia, o que nada tem com Angola. A prova está na imagem abaixo. O site http://member.fashionwindows.net/53602/georges-hobeika-haute-couture-fall-2011-details/ também nos dá mais detalhes sobre a colecção dedicada a deusa das flores.
O vestido a esquerda foi apresentado no seu desfile da colecção Outono/ Inverno 2011 e o da direita é o mesmo vestido, só que vestido pela vencedora do concurso Elite Model Look Angola 2012
Eu estou cansada dessas mentiras todas. O Georges é um estilista magnífico, que tem vestido inúmeras figuras de Hollywood e não o coloquem nessa peneira que insistem usar para tapar o Sol como se todos nós fossemos burros e não prestássemos atenção.
Os trajes apresentados no Elite VS os apresentados no desfile de Georges
Já a angolana Luena Gouveia, conhecida pelos seus looks comerciais e muito sofisticados apresentou uma colecção meio ''bizarra''. Infelizmente não tenho mais fotos das colecções de cada um destes dois estilistas, no Elite Model Look Angola 2012, fora estas cedidas gentilmente pelo site http://platinaline.com.
Colecção da estilista Luena Gouveia na passarela do Elite
Eu lembro-me perfeitamente da primeira aparição de Luena como estilista e conheço cada um dos looks apresentados na sua noite de estreia e nada se compara a este último trabalho apresentado. Como diria Heidi Klum no Project Runway, ''Na moda um dia estamos in e no outro estamos out.'' Pronto falei!
A Verónica Bartolomeu arrebatou o prémio e irá representar Angola na grande final; boa escolha de um óptimo diamante a ser lapidado.
O bom do Elite, tal como outros concursos que acontecem pelo país, é que todas as concorrentes têm a sua oportunidade de brilhar após o concurso independentemente de serem ou não as vencedoras. Como exemplo, temos a Mauza António, Maria Borges, Adélia Cachimano...
Até ao próximo ano!
Confesso que o outdoor deste concurso fez me perder totalmente o interesse por ele. Nós os angolanos temos que dar mais valor ao que é nosso. Gostei da matéria, e tenho que concordar consigo quando diz que está farta das mentiras que adoram nos impingir. Isso faz me recordar da colecção da Fátima Lopes que foi inspirada na mulher angolana... please! Projectos de grande invergadura internacional como estes deviam efectivamente reflectir a nossa cultura, e não passar a imagem de que a mulher angolana tem características de gregos!!!!! Devo congratular as vencedores, apesar de não as conhecer. Nice report! :D
ResponderExcluirMuito boa esta materioa forca , Jurema.
ResponderExcluirMuito interessante a matéria...
ResponderExcluirEu particularmente sou distraida nestes assuntos, de forma geral sou mesmo desligada destes assuntos, mas ainda bem que existem pessoas atentas como a Jurema e prontas a falar,muito boa a tua iniciativa e coragem.
Força e que estejas sempre atenta as mentiras que nos tentam inpingir...
Bjkas